A leitura dos rótulos de alimentos na hora das compras é um item fundamental para quem é preocupado com a saúde, alimentação saudável e qualidade de vida. O ideal não é apenas ler, mas sim entender o que está escrito no rótulo.
Muitas pessoas se questionam quando leem: Glúten, Diet, Light, Gordura Trans e Sódio. Por isso, resolvi esclarecer tais dúvidas pertinentes aos rótulos de alimentos.
Glutén
Pães, massas, biscoitos. bolos e entre outras preparações apresentam em sua composição o glutén. Mas, o que é o glúten??
Glúten é a principal proteína dos grãos de trigo, aveia, centeio, cevada e malte.
Os únicos indivíduos que não podem consumir o glutén são os portadores de doença celíaca (intolerância ao glutén), porque essas pessoas não tem a enzima transglutaminase que é responsável pela quebra do glúten.
Diet
O termo "diet" só pode ser aplicado a alimentos destinados a dietas de restrição de açúcares, sal, proteínas e gorduras. Por exemplo, o leite desnatado não contém gordura em sua composição. Os consumidores de produtos diet normalmente apresentam alguma alteração fisiológica ou metabólica. Os diabéticos não podem consumir açúcar refinado e os hipertensos não podem com o sal.
Frequentemente, os alimentos diet são associados à emagrecimento, mas muitas vezes o valor calórico do produto diet não é menor do que o produto convencional. O chocolate diet não contém açúcar, porém é mais gorduroso e calórico do que o tradicional. Mas, quando se retira sal, proteína ou gordura, a interferência não é tão grande.
O recomendado para quem quer emagrecer é controlar as quantidades de alimentos consumidos. Não é vantajoso trocar pelos alimentos diet, quando o assunto for a restrição de açúcar.
Light
O termo light é utilizado quando o produto tem um baixo ou reduzido teor de açúcar, gordura ou sal.
Os maiores consumidores de alimentos lights são as pessoas saudáveis que procuram opções menos calóricas em comparação as versões tradicionais.
Esses alimentos são indicados em dietas para perda de peso.
Gordura Trans
A gordura trans é formada através do processo de hidrogenação artificial feito nas indústrias de alimentos. Ela é encontrada em diversos alimentos industrializados, sorvetes e frituras.
Esse tipo de gordura é a que mais contribui para formação de placas artérias e para o aumento da pressão arterial e dos riscos de infarto e derrame.
Sódio
Sódio é um elemento de origem mineral que unido a outro mineral - o cloro - forma o cloreto de sódio - o sal.
Os alimentos de origem vegetal são pobres em sódio, sendo praticamente inexistente nas frutas e muito escasso nos cereais e leguminosas (feijão, soja, grão de bico). Porém, as algas, o aipo, o espinafre e as hortaliças apresentam maiores quantidades desse nutriente.
No leite e derivados, carnes, ovos e peixes - o sódio aparece em quantidades significantes.
Quem é hipertenso, deve-se tomar cuidado com a quantidade de consumo diária de sal.