
Após as festas de final de ano, férias e carnaval é hora de retomar a rotina do dia -a-dia, e também perder os quilinhos extras ganhos nesta fase. A alimentação inadequada causa algumas alterações no nosso organismo como: retenção de líquidos, constipação (ou popularmente conhecido como prisão de ventre), insônia, desregularização dos níveis de colesterol, triglicérides e glicemia.
Os alimentos ricos em açúcar, gorduras, alimentos industrializados e bebidas alcoólicas liberam muitas toxinas que demoram para serem eliminadas do organismo.
Para que essas toxinas sejam eliminadas totalmente é recomendável uma dieta desintoxicante nos próximos dias. O intuito dessa dieta é regularizar o sistema gastrointestinal, bem como eliminar todas as toxinas prejudiciais à saúde através da alta ingestão de líquidos - incluindo água, chás e sucos naturais - e o consumo de alimentos ricos em fibras como frutas, legumes e verdura.
Nesta dieta é proibido a ingestão de: alimentos industrializados, alimentos refinados, ricos em sal, cafeína, açúcares, alimentos providos de aditivos alimentares e gorduras trans.
A eliminação desses tipos de alimentos do cardápio promoverá a diminuição do inchaço, normalização dos níveis de colesterol,triglicérides e glicemia,e a diminuição da gordura corporal.
A alimentação desintoxicante deve ser seguida de 3 a 5 dias, pois devido sua restrição de alimentos pode comprometer à saúde. Entretanto, essa dieta é contra-indicada para: grávidas, idosos, crianças, cardiopatas, hipertensos, diabéticos, etc.
Após a dieta desintoxicante é importante aderir uma alimentação balanceada e saudável que oferece todos os nutrientes que o organismo necessita para manter sua plena saúde física e mental, além de regularizar o peso corporal.
Veja abaixo algumas dicas importantes para o sucesso da reeducação alimentar:
- Fazer as refeições em locais tranqüilos;
- Comer devagar, mastigar bem os alimentos, saboreando-os;
- Seguir as quantidades estabelecidas em sua dieta, e estipular horários adequados para as refeições;
- Evitar pular horários dos lanches ou refeições estipuladas, não ficar sem se alimentar por mais de 3 horas;
- Comer frutas, verduras e legumes diariamente;
- Preferir os legumes preparados à vapor, pois ajuda a preservar melhor os nutrientes e ainda evita adição de gordura. Evite o refogamento e cocção prolongada;
- Substituir o açúcar refinado por um adoçante de sua preferência, se possível a sucralose;
- Cuidado com a adição de sal nos alimentos. Utilizar somente o necessário;
- Beber pelo menos 7 a 8 copos de água por dia;
- Dar preferência aos alimentos integrais e aos cereais, pois ajudam no funcionamento do intestino e vale lembrar que, a fibra encontrada nos cereais ajuda a diminuir os níveis de colesterol;
- Diminuir a ingestão de produtos embutidos como salsichas, salames, presuntos, mortadelas, patês;
- Preferir os queijos brancos tipo minas frescal normal ou light, ricota e cottage;
- Diminuir a quantidade de gordura saturada ingerida. Utilizar carnes magras, alimentos cozidos, assados sem adição de gorduras e os grelhados;
- Evitar refrigerantes de modo geral;
- Preferir sucos de frutas frescas ou concentrado natural;
- Diminuir o óleo utilizado na preparação dos alimentos;
- Evitar o excesso de alimentos como maionese, sorvetes cremosos, amendoim, bebidas alcoólicas;
- Evitar a monotonia alimentar, habitue-se a realizar uma alimentação VARIADA, COLORIDA, BALANCEADA e com MODERAÇÃO;
- Praticar exercícios físicos diariamente, pelo menos 30 minutos.
Muito bom, aproveitarei as dicas!
ResponderExcluirOi Tassi!!!!!! Adorei o blog!!
ResponderExcluirOw... Adorei as dicas, ainda mais q meu fígado anda muuuuuito sensível... Se eu como um pouquinho mais de gordura ou mto industrializada, já era! fico mal o dia inteiro!!
Um super beijo pra essa doutora mais charmosa q já vi!!!!